top of page

Ep. 80 - O Futuro deste Podcast

ABRIR EPISÓDIO EM:

59b5bb466dbe923c39853e00.png
5f675af73b3c2a0004655703.png
5f675b163b3c2a0004655704.png
yt-icon.png
Ep. 80 - O Futuro deste Podcast
00:00 / 09:04

Neste episódio falo sobre o futuro deste podcast.


TRANSCRIÇÃO


Olá e bem-vindo ou bem-vinda de volta ao Portuguese With Leo. 


Este é o episódio número 80 deste podcast e como já deves ter percebido pelo título, mais do que um episódio sobre língua, história, cultura portuguesa, é um episódio de atualizações, updates.


No episódio de hoje vou primeiro explicar-te porque é que comecei este podcast e um pouco como é que o podcast tem vindo a funcionar e como é que as coisas vão passar a funcionar a partir de agora porque, a partir de agora, vou mudar um pouco a minha forma de fazer este podcast o que espero traga coisas mais positivas.


Eu comecei este podcast em 2020 ao mesmo tempo que comecei o canal de YouTube Portuguese With Leo, e quando comecei eu publicava sempre um vídeo no YouTube e um episódio do podcast que basicamente era a versão áudio do vídeo do YouTube. 


Às vezes havia uma ou outra alteração mas no fundo era a mesma coisa. Portanto, se tu visses o vídeo no YouTube ou ouvisses este podcast, estarias basicamente a consumir o mesmo conteúdo com a única diferença de que no YouTube era com imagem, com vídeo, e aqui era simplesmente áudio.


Pois bem, isso tem sido a minha forma de operar desde o início deste podcast há mais de 3 anos, há 3 anos e poucos meses, mas recentemente, já no último ano, tenho-me sentido limitado por esta forma de fazer as coisas porque cada vez que eu planeava um vídeo ou um episódio de podcast, tinha de criar algo que fosse fazível, ou seja, que desse para ser feito tanto como vídeo como podcast.


Aliás, isso até levou a que eu tivesse feito muitos vídeos que não têm versão de podcast. Existem alguns vídeos no meu canal que não têm versão áudio aqui na plataforma de podcast. 


Não sei se me estás a ouvir no Spotify ou no Apple Podcasts ou noutra plataforma qualquer. E isso é porque não havia forma de pegar naquele conteúdo e criar um bom episódio de podcast com aquilo. Então muitos vídeos acabaram por ser só vídeos.


E tal como eu disse, isto tinha-me vindo a limitar ao longo do tempo e portanto decidi agora, e é uma decisão na qual já ando a pensar há algum tempo, mas agora é que finalmente vai ser implementada, decidi agora que vou separar completamente o podcast e o YouTube.


Ou seja, até agora, desde o episódio de introdução, o episódio 0, entre aspas, até ao 79, todos os episódios de podcast tinham um equivalente no YouTube, tinham um vídeo que é a versão vídeo desse podcast no YouTube.


E depois ainda havia outros vídeos no YouTube que não tinham versão podcast. Mas a partir de agora, este é o primeiro episódio do podcast que não tem qualquer equivalente no YouTube, e a partir de agora todos os episódios do podcast vão ser independentes, vão ser só podcast e os vídeos no YouTube vão ser só YouTube.


Portanto, se tiveres interesse em melhorar o teu português, que é, suponho eu, o motivo pelo qual ouves os meus episódios. Se fores uma pessoa que costuma ouvir mais o podcast do que o YouTube, recomendo-te ires ver também os meus vídeos porque vais encontrar lá conteúdos que não encontras aqui.


E se me estiveres a ouvir no podcast, mas fores uma pessoa que costuma ver mais os vídeos do YouTube, recomendo que continues a ouvir este podcast pelo menos daqui para a frente, do episódio 80 para a frente, porque daqui para a frente estes episódios não os vais encontrar no YouTube.


E pronto, foi esta a situação, foi esta a situação até agora e vai ser esta a mudança. Como deves ter percebido, este episódio, contrariamente à maior parte dos episódios que eu fiz até agora, não tem um guião. 


Eu normalmente quando faço vídeos no YouTube e episódios de podcast, que até agora eram uma e a mesma coisa, em quase todos tinham um guião, exceto aqueles que eram talvez entrevistas com pessoas, em que é uma conversa mais solta, mais do momento, digamos.


Mas a maior parte dos episódios que faço sozinho são com guião, ou seja, eu escrevia tudo o que ia dizer antes e depois lia e dizia para a câmara e pegava na versão áudio desse vídeo e transformava no podcast. 


Este episódio que estás agora a ouvir, já deves ter percebido pela forma como estou a falar, pelas pausas, pelos silêncios, pela forma talvez um pouco menos fluída com que estou a explicar-te as coisas, já deves ter percebido que este episódio não tem guião e estou basicamente a falar contigo da forma que me sai, ou seja de uma forma mais natural.


Obviamente o facto de eu estar a falar devagar permite-me pensar um pouco mais facilmente naquilo que tenho de dizer, mas é um episódio com muito pouca preparação.


Eu já sabia o que é que queria dizer antes de começar a gravar porque basicamente só tenho de explicar porque é que comecei este podcast da forma que eu comecei e quais é que são as diferenças, como é que vai mudar daqui para a frente e já expliquei tudo isso. E portanto é um estilo de episódio diferente daquilo que costuma ser. 


E eu estou a explicar tudo isto para te dizer que daqui para a frente estes episódios de podcast, alguns serão com guião, normalmente quando falo sobre temas históricos ou temas de cultura ou quando falo sobre alguma coisa em que tenho de explicar coisas, gosto de ter um guião porque gosto de explicar as coisas de uma forma fácil de entender.


Que faça sentido, sem me repetir ou sem fazer pausas para pensar enquanto falo e portanto gosto de ter um guião para que seja mais agradável para ti enquanto ouvinte ouvir o meu discurso. 


Mas haverá também outros episódios como o de hoje, um pouco mais improvisados, sem guião, em que eu simplesmente falo e sai como sai e espero que encontres valor neste tipo de episódios porque o objetivo destes episódios é também expor-te um pouco mais à língua portuguesa em todas as suas formas.


Ou seja, tanto uma narração preparada com guião em português como uma... Simplesmente um discurso improvisado como aquele que eu estou a ter agora. E pronto, é isso. Foi uma pequena atualização sobre este podcast.


Portanto, daqui para a frente todos os episódios vão ser novos e diferentes daquilo que vais encontrar no YouTube. Espero que continues a ouvir este podcast. Espero que gostes e no futuro, ainda não, talvez no... Acho que no próximo ano, se tudo correr como planeado, vou lançar um podcast para principiantes.


Portanto, se estás a ouvir este podcast mas sentes que ainda estás naquele nível em que é difícil, custa-te, mesmo com as transcrições em português que podes encontrar no meu site, tens muita dificuldade e é muito... Pronto, é difícil perceberes tudo o que eu digo e perceberes o português.


Se achas que podes beneficiar de um podcast falado de forma um pouco mais lenta e com uma transcrição em português e a sua tradução em inglês, então no início do próximo ano, 2024, vou lançar um podcast para principiantes, portanto fica atento porque quando isso acontecer eu dou notícias por aqui.


Espero que tenhas gostado deste episódio, obrigado por teres ouvido até ao fim e até à próxima.

bottom of page