Ep. 3 - Produtividade nos dias de hoje

Ep. 3 - Produtividade nos dias de hoje
00:00 / 08:30

Listen on SpotifyiTunes or Google Podcasts, or watch the video on Youtube

In this episode we take a break from learning about Portuguese culture and tackle a different topic: Productivity!

We are going to talk a little bit about how important productivity is these days, what makes a productive person productive, and whether we should be too focused on being productive, or if there are other aspects of life that we ought to focus on more.

 

Neste episódio fazemos uma pausa na aprendizagem sobre a cultura Portuguesa para abordar um tópico diferente: Produtividade!

Vamos falar um pouco sobre a importância da produtividade nos dias de hoje, o que é que faz com que uma pessoa produtiva seja produtiva, e se devemos estar demasiado concentrados em ser produtivos ou se há outros aspetos da vida a que devamos dar mais atenção.

TRANSCRIÇÃO / TRANSCRIPT:

Bom dia a todos e bem vindos ao terceiro episódio de Portuguese With Leo!

Nos dois primeiros episódios falei muito sobre Portugal e a cultura portuguesa. Espero que tenham gostado de aprender mais sobre o pastel de nata, o café e sobre os melhores locais para passar férias em Portugal.

 

Hoje, para mudar de tema, vamos falar sobre algo que não está relacionado com Portugal, mas que é um tema mais geral. É um tema que está muito na moda e que eu acho muito interessante: vamos falar de produtividade.

Antes de começarmos a falar de produtividade, eu usei uma expressão que talvez vocês não conheçam. Eu disse que a produtividade é um tema que está muito na moda. O que significa estar na moda?

 

Estar na moda é uma expressão para dizer que algo é muito popular, muito procurado ou utilizado pelas pessoas. Por exemplo, quando dizemos que uma peça de roupa está na moda, significa que a maioria das pessoas usa essa peça de roupa.

 

Neste caso, quando digo que o tema da produtividade está na moda, significa que é um tema muito popular e muito discutido hoje em dia. Em inglês podemos traduzir “estar na moda” para being trendy.

Se fizermos uma pesquisa na internet sobre produtividade, vamos encontrar muitos livros, vídeos, artigos sobre como ser mais produtivos. Alguns dos livros mais famosos sobre produtividade são Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes de Stephen Covey ou O Princípio 80/20 de Richard Koch.

Mas afinal, o que significa ser produtivo? O conceito de produtividade vem desde o século XVIII, desde os tempos da Revolução Industrial e significa a capacidade de produzir o máximo possível utilizando menos fatores de produção. Ou seja, a capacidade de fazer mais com menos. 

Hoje em dia o conceito de produtividade aplica-se na área do desenvolvimento pessoal e significa sermos capazes de fazer as tarefas que temos de fazer o mais rapidamente possível ou da forma mais eficaz possível.


Quando imaginamos uma pessoa produtiva imaginamos uma pessoa que acorda cedo de manhã, chega cedo ao trabalho e consegue fazer todas as suas tarefas mais rápido e melhor do que os seus colegas de trabalho. Depois do trabalho, esta pessoa faz exercício físico, faz as tarefas domésticas em casa e ainda arranja tempo para estar com a família ou com os amigos ou para relaxar no final do dia. Deita-se cedo, sem stress e com a sensação de dever cumprido, ou seja, a sensação de que conseguiu fazer tudo aquilo que tinha para fazer nesse dia.

Parece um dia perfeito, não? Oxalá conseguíssemos todos viver desta forma e chegar ao fim do dia com a sensação de ser produtivos, de dever cumprido.


Mas infelizmente é difícil ser 100% produtivos e quando não conseguimos acabar as tarefas a que nos propomos, normalmente sentimo-nos mal connosco mesmos, sentimo-nos inúteis, e sentimos que não conseguimos cumprir os nossos objectivos.

Certamente todos vocês sentem a necessidade de ser produtivos diariamente, por exemplo a nível profissional, do vosso trabalho; a nível académico para os que estudam na faculdade, por exemplo, e até a nível pessoal com os nossos projectos pessoais e objectivos pessoais.

Se seguem o meu podcast ou o canal Youtube, certamente estão interessados em ser o mais produtivos possível a aprender português, e este podcast serve precisamente para vos ajudar a aprender português da forma mais eficaz e rápida possível.

 

Por exemplo, podem ouvir os meus episódios enquanto vão de casa para o trabalho de carro ou de transportes públicos, enquanto fazem tarefas domésticas em casa ou até enquanto fazem exercício físico. 

Eu próprio sinto uma grande necessidade de ser produtivo desde que comecei o Portuguese With Leo porque existe um grande processo que envolve a criação destes episódios: tenho de escrever cada episódio, tenho de gravar os episódios, tenho de editar o áudio dos episódios para o podcast e o vídeo para o canal Youtube e ainda tenho de gerir isto tudo com o meu trabalho normal, a minha vida pessoal, exercício físico, etc.

Atenção, não quero que fiquem com a ideia de que eu me estou a queixar, eu tenho muito prazer em fazer estes episódios para vocês e, se conseguir ajudar pelo menos uma pessoa a melhorar o seu português, já sinto que valeu a pena, mas às vezes também eu sinto o stress de não conseguir ser produtivo.

Portanto, acho que estamos todos de acordo que é importante ser produtivo e que, quando somos produtivos, sentimo-nos bem connosco mesmos. Ninguém gosta de se sentir inútil, ninguém gosta de sentir que não está a cumprir os seus objectivos.


No entanto, também é verdade que pode haver um lado negativo quando nos concentramos demasiado na produtividade.

Quando nos focamos demasiado em ser eficazes, em ser máquinas de trabalho, em produzir o máximo possível e não desperdiçar tempo, muitas vezes deixamos de aproveitar o nosso tempo de lazer. Deixamos de conseguir desfrutar das horas passadas com a família e amigos porque estamos sempre a pensar que podíamos estar a fazer algo mais produtivo ou mais útil com o nosso tempo: podíamos estar a trabalhar ou a fazer exercício ou a melhorar o nosso português, por exemplo.

O lado negativo de nos focarmos demasiado na produtividade é que deixamos de estar abertos ao inesperado ou a experiências novas porque sentimos que temos de controlar cada minuto do nosso dia sem desperdiçar nem um segundo. E quando sentimos que desperdiçamos tempo, que não estamos a aproveitar o tempo da melhor forma, sentimo-nos culpados.

Então afinal qual é a solução? Será que devemos constantemente procurar ser produtivos para não nos sentirmos inúteis e cumprirmos os nossos objectivos ou será que devemos focar-nos em aproveitar a vida para não sentirmos stress?

Como tudo na vida, a solução é encontrar o equilíbrio, e este equilíbrio vai ser diferente para cada pessoa e para cada situação. Por exemplo, vai haver momentos na vida em que vamos precisar de ser mais produtivos, quer seja porque temos objetivos a cumprir no trabalho ou um exame de faculdade ou até objectivos pessoais como melhorar o nosso português.

E vão haver outras alturas em que não precisamos de nos preocupar tanto com a produtividade, por exemplo quando vamos de férias ou quando vamos passar tempo de qualidade com os nossos amigos e família.


Espero que tenham gostado deste episódio de Portuguese With Leo. Este foi um tema um pouco mais difícil de tratar mas que achei muito interessante e que gostei muito de explorar, e espero que também vos tenha interessado.

Por favor enviem um email para leo@portuguesewithleo.com a dizer se acham que damos demasiada importância à produtividade hoje em dia ou se devemos aproveitar cada dia ao máximo. Digam também se acharam que me faltou falar de alguma coisa sobre este tema e enviem quaisquer dúvidas que tenham ou temas que queiram sugerir.

Se me estiverem a ouvir no iTunes e me quiserem apoiar, deixem uma review de 5 estrelas ou um comentário. Muito obrigado e até à próxima!

Back to top

Next episode

  • YouTube
  • Spotify
  • Icon Apple
  • Icon Google Podcasts
  • Instagram
  • Facebook

COPYRIGHT © 2020 - portuguesewithleo.com