Ep. 19 - Ida ao cabeleireiro em português

Ep. 19 - Ida ao cabeleireiro em português
00:00 / 05:04

Listen on Spotify, iTunes or Google Podcasts, or watch the video on Youtube

Today we go to David Noa Hair Salon to learn how to get a woman's haircut in Portuguese!

 

 

Hoje vamos ao Salão David Noa para aprender a pedir um corte de cabelo feminino em português!

TRANSCRIÇÃO / TRANSCRIPT:

Olá e bem vindos de volta ao Portuguese With Leo!


No último episódio vocês acompanharam-me ao barbeiro para aprenderem a pedir um corte de cabelo masculino em português. Se ainda não ouviram esse episódio, é o episódio número 18.


No entanto, muitos de vocês, ou melhor, muitas de vocês não estão interessadas em cortar o cabelo tão curto como o meu, por isso hoje viemos aqui ao salão de cabeleireiro David Noa, na Calçada do Combro em Lisboa, para aprender a pedir um corte de cabelo feminino.


Como devem imaginar, não vou ser eu quem vai receber o corte de cabelo, por isso trouxe uma convidada especial, a minha irmã Mariana!


"Olá, eu sou a Mariana, tenho 10 anos, sou a irmã do Leo e vou cortar e alisar o cabelo."


A primeira coisa a fazer é lavar o cabelo, e aqui no salão David Noa eles têm cadeiras de massagens, o que torna a experiência da lavagem muito agradável.


Depois de lavar o cabelo, o corte começa na parte de trás. A Mariana gosta de ter o cabelo comprido, por isso a única coisa que vai fazer é cortar as pontas e alisar o cabelo.


Alisar o cabelo significa torná-lo mais liso, em inglês, straight. No entanto, também podem pedir para ondular o cabelo, ou seja, torná-lo ondulado, wavy, ou até encaracolar o cabelo, ou seja, torná-lo encaracolado, curly.


Aqui só estamos mesmo a cortar as pontas e a cortar o cabelo da Mariana a direito, mas há vários tipos de cortes que podem ser pedidos, e em Portugal usamos os nomes mais internacionais em inglês para pedir esses cortes. Por exemplo, o corte de cabelo bob, que é um corte muito curto e prático em que o cabelo fica à altura do queixo.


O corte shaggy é semelhante, mas um pouco mais longo e com um aspecto mais selvagem, em que o cabelo é cortado com mais textura e com camadas de comprimentos variáveis.


Finalmente, uma técnica de corte muito típica é o escadeado, conhecido em inglês como layered, em que o cabelo é cortado em camadas de comprimentos diferentes para dar uma ilusão de maior volume. É a técnica que está a ser usada no cabelo da Mariana na parte da frente, na franja.


A franja é a parte da frente do cabelo, a parte que cai sobre a testa. Em inglês chama-se fringe ou bangs. Podem pedir uma franja comprida, uma franja curta, ou uma franja em cortina, ou seja, dividida ao meio, como é o caso da franja da Mariana.


Finalmente, depois de cortado o cabelo, é alisado com uma escova e com o secador. A palavra escova em inglês diz-se brush, e esta técnica é conhecida em Portugal como brushing.


Para além de cortar o cabelo, outra coisa que também se faz muito nos salões de cabeleireiro feminino é pintar o cabelo, ou seja, mudar a cor do cabelo.


Tanto podem pintar todo o cabelo, como podem fazer madeixas. Madeixas significa que o cabelo é pintado de forma desigual de modo a dar a aparência de que o cabelo tem tons de cores diferentes, mas mantendo a cor original. Alguns fios de cabelos são pintados e outros não. Isto em inglês chama-se highlights.


Espero que tenham gostado deste episódio. Se viverem em Lisboa e estiverem a precisar de um corte de cabelo, feminino ou masculino, deem um saltinho aqui ao Salão David Noa, e não se esqueçam de pedir uma lavagem de cabelo na cadeira de massagens!


Até para a semana!

Back to top

Next episode