Ep. 18 - Ida ao barbeiro em português

Ep. 18 - Ida ao barbeiro em português
00:00 / 06:18

Ouvir no SpotifyiTunes ou Google Podcasts, ou ver o vídeo no Youtube

Hoje vamos à Barbearia Moreira para aprender a pedir um corte de cabelo em português!

TRANSCRIÇÃO:

Olá a todos e bem vindos de volta ao Portuguese With Leo!


Hoje quero abordar uma situação pela qual todos nós temos de passar, várias vezes ao ano, excepto aqueles de nós que são carecas, e essa situação é: ir cortar o cabelo!
Muitas vezes é difícil explicar ao nosso cabeleireiro ou barbeiro como é que queremos que ele nos corte o cabelo e mais difícil ainda é fazê-lo numa língua que não é a nossa língua materna!


Por isso hoje trouxe-vos aqui à barbearia onde venho sempre cortar o meu cabelo, a Barbearia Moreira na Rua da Bica de Duarte Belo, em Lisboa. Com a ajuda do Fábio vou tentar ensinar-vos a melhor maneira de pedirem o corte de cabelo que querem.


Como devem imaginar, este vídeo vai ser mais útil para as pessoas do sexo masculino ou para aqueles de vocês que quiserem um corte considerado mais tipicamente masculino.


Mas não se preocupem meninas, para a semana sai a versão feminina deste vídeo com uma convidada muito especial que eu vou revelar no final do vídeo, por isso, vejam até ao fim!


“Olá, o meu nome é Fábio Moreira, sou o proprietário da Barbearia Moreira. Abri a barbearia em 2019 e dei-lhe o nome Moreira em homenagem ao meu avô. Sou profissional há 5 anos e corto desde 2013.”


A forma mais fácil de garantirem que o barbeiro vos corta o cabelo como vocês querem é trazendo fotografias vossas com o corte que querem tiradas de vários ângulos.


Se não tiverem uma fotografia ou se, mesmo com a fotografia, precisarem de explicar ao barbeiro como querem o cabelo, há várias coisas às quais ter atenção.
Em primeiro lugar, têm de dizer qual é o estilo de corte que querem e se querem um corte mais curto ou mais comprido e para isso podem escolher um corte à máquina, à tesoura, ou com os dois.

 

Normalmente a máquina é usada para cortes mais curtos e a tesoura para cortes mais compridos.


As máquinas têm vários pentes. O número de cada pente corresponde ao comprimento do corte em milímetros e varia mais ou menos de três em três milímetros. Ou seja, o pente 1 corta com um comprimento de 3mm, o pente 2 é de 6mm, o pente 3 é de 10mm, o pente 4 é de 13mm, o pente 5 é de 16 mm e o pente 6 é de 19mm.


As diferentes partes da cabeça são os lados, a parte de cima, a parte de trás e a parte da frente. Eu normalmente gosto de cortar o cabelo mais curto aos lados e atrás e mais comprido em cima e à frente.


Para pedir este este corte, peço ao Fábio para me cortar com a máquina aos lados e atrás, normalmente com um pente 2 ou 3, e com a tesoura em cima e à frente.


Quando pedem um corte com a tesoura, podem especificar o tamanho em centímetros, ou simplesmente dizer de forma geral o comprimento que querem, usando o número de dedos como medida.


Não se esqueçam também de dizer se querem a risca ao meio, ou do lado esquerdo ou do lado direito. A risca é o local na parte de cima da cabeça onde o cabelo se divide.


Depois de decidirem o comprimento e estilo que querem, vêm então os detalhes, que são o comprimento do cabelo na nuca e nas patilhas e o contorno das orelhas, que é a maneira como o cabelo acompanha a forma da orelha.


A nuca é a parte de trás da cabeça onde começa o pescoço e as patilhas são a porção de cabelo e barba na parte lateral da face, chamadas sideburns em inglês.


Eu gosto de pedir ao Fábio que me faça um disfarce na nuca e nas patilhas. Disfarce significa que o cabelo vai ficando progressivamente mais curto ao chegar ao fim da nuca e das patilhas. Em inglês isto é chamado de taper.


Finalmente, depois de pedirem ao vosso barbeiro como é que querem o corte, não se esqueçam de ouvir os conselhos dele. Às vezes há certos cortes que ficam melhor do que outros com o nosso tipo de cabelo e formato de cabeça, e o vosso barbeiro pode ajudar-vos a descobrir e a escolher o melhor corte para a vossa cabeça e cabelo.


Espero que tenham gostado deste episódio um pouco mais prático de Portuguese With Leo. Se viverem em Lisboa e estiverem a precisar de um novo corte de cabelo, não se esqueçam de dar um salto aqui à Barbearia Moreira, e não se esqueçam de pedir o cartãozinho que oferece um corte de cabelo grátis ao fim de 10 cortes!


Para quem quiser um corte de cabelo mais comprido, para a semana sai a versão feminina deste vídeo, em que vamos acompanhar a minha irmã Mariana ao cabeleireiro para um corte de cabelo especial!


Por isso, até para a semana!

Voltar ao topo

Próximo episódio