Ep. 17 - Um Próspero Ano Novo

Ep. 17 - Um Próspero Ano Novo
00:00 / 07:47

Ouvir no SpotifyiTunes ou Google Podcasts, ou ver o vídeo no Youtube

No último episódio de 2020, partilho com vocês aquilo que este ano significou para mim e quais são alguns dos meus objetivos e resoluções para 2021. Feliz Ano Novo!

TRANSCRIÇÃO:

Olá e bem vindos de volta ao Portuguese With Leo!


Mais um ano que chega ao fim e que ano que foi! O ano 2020 não foi fácil para quase ninguém, e neste curto episódio de fim de ano quero contar-vos um pouco aquilo que o ano 2020 significou para mim pessoalmente e também partilhar com vocês alguns dos meus objetivos para 2021.


O episódio de hoje vai ser um pouco mais pessoal, e espero conseguir encorajar-vos a estabelecerem objetivos para o próximo ano e a trabalharem para conseguirem atingir esses objetivos.


Antes de começarmos o episódio em si, a primeira grande novidade para o Portuguese With Leo é que, a partir de agora, todos os meus vídeos vão passar a ter legendas tanto em português, como já tinham, como em inglês.


Isto foi possível graças à ajuda do Max de Toronto, no Canadá, e isto significa que a partir de agora os meus vídeos vão estar mais acessíveis a pessoas de nível principiante e significa também que vocês já podem partilhar o meu canal com todos os vossos amigos que queiram começar a aprender português!


Por isso, muito obrigado Max pela tua ajuda, e aproveito também para agradecer às pessoas que doaram nesta última semana, que foram o Naël Achkar, a Josephine Balinghasay, o David Silva, o Jamie Wright, o Gautam Newalkar, o Francis Anthony, o Michael Dawson, o Vasco Cruz e o Ron Allen. Muito obrigado a todos vocês!


O ano 2020 apanhou-nos a todos de surpresa e foi e ainda está a ser um ano bastante difícil. No entanto, é verdade que, se não tivesse acontecido aquilo que aconteceu este ano, eu provavelmente não estaria aqui a falar com vocês e o Portuguese With Leo nunca teria nascido.


Eu trabalhava há já um ano no setor do turismo quando a pandemia atingiu Portugal e eu fiquei basicamente sem trabalho. Tive de ficar em casa, tal como a maioria das pessoas, e decidi tentar ser o mais produtivo possível nesse tempo de quarentena e aproveitei para me concentrar em melhorar o meu francês.


Para melhorar o meu francês decidi procurar canais de Youtube e podcasts e foi a descoberta de um canal e podcast chamado inner French que me inspirou a começar o meu próprio projeto, o Portuguese With Leo.


Quando comecei este projecto não tinha grandes expectativas. Claro que tinha o objetivo de crescer no Youtube, mas não esperava sequer chegar aos 1000 subscritores antes do final do ano. Por isso vocês devem imaginar a minha alegria neste momento ao acabar o ano com mais de 10.000 subscritores, algo que eu nunca imaginei que fosse acontecer!


Graças a todos vocês, ao vosso apoio, aos vossos gostos nos vídeos, aos vossos comentários e às vossas doações, este projeto está a tornar-se uma parte cada vez mais importante da minha vida e está cada vez mais a tornar-se o meu trabalho a tempo inteiro. Por isso, quero uma vez mais agradecer-vos todo o vosso apoio e quero partilhar com vocês as minha resoluções de ano novo para o Portuguese With Leo:


A minha primeira resolução é que em 2021 quero publicar um episódio novo todas as quartas-feiras sem falta, faça chuva ou faça sol.


Faça chuva ou faça sol é uma expressão que significa que, aconteça o que acontecer, nada me vai impedir de fazer aquilo com que me comprometi. Em inglês diz-se “come rain or come shine”.


Para além dos episódios semanais, quero pouco a pouco continuar a criar mais recursos no website. Quero aumentar a lista de palavras mais usadas em português e quero adicionar as conjugações dos verbos mais utilizados nos tempos verbais mais utilizados.


Uma pergunta que vejo muito nos comentários é se estou a pensar em criar um Patreon ou alguma forma de subscrição mensal. A resposta é sim, mas ainda tenho de pensar bem naquilo que quero fazer e nos conteúdos exclusivos que quero criar, para fazer uma coisa bem feita. Até lá, se quiserem contribuir de alguma forma para o projeto Portuguese With Leo, já sabem que agradeço muito as vossas doações, por mais pequenas que sejam!


Finalmente, o último grande objetivo para 2021 é chegar aos 100.000 subscritores! Eu sei, é um objetivo grande e ambicioso, mas da forma como o canal está a crescer, acredito que seja possível! E se quiserem ajudar, partilhem o meu canal com todas as pessoas que conheçam!


Para acabar o episódio de hoje e para fechar o ano de 2020, quero partilhar com vocês os meus objetivos linguísticos de 2021.


Alguns de vocês já sabem que falo seis línguas, das quais quatro falo fluentemente, que são o português, o inglês, o espanhol e o italiano, e duas mais ou menos, que são o francês e o alemão.


Das 4 primeiras línguas, o português é a minha língua nativa e a língua do país em que vivo e o inglês é a língua que eu mais uso para ver vídeos e filmes e séries, para ouvir podcasts e música e para ler livros, por isso estas duas línguas estão tão presentes na minha vida que não preciso de fazer esforço nenhum para as manter. O espanhol e o italiano, por outro lado, não estão tão presentes na minha vida diária, sobretudo o italiano, por isso tenho de fazer algum esforço para manter a minha fluência nestas línguas.


Depois o francês, a minha quinta língua. Neste momento sou quase fluente em francês e o meu objetivo para o próximo ano é tornar-me completamente fluente. Ou seja, ter aquilo que seria um nível C2 de acordo com o Common European Framework of Reference.


E finalmente o alemão, que sempre foi o meu calcanhar de Aquiles. Neste momento tenho um nível intermédio, e a verdade é que não contacto com o alemão há bastante tempo, e o meu objetivo para 2021 é tornar-me quase fluente, bastante fluente, ter o que seria um nível C1 de acordo com o Common European Framework of Reference.


Muito obrigado por me terem ouvido até ao fim, e um excelente 2021, vemo-nos no próximo ano!

Voltar ao topo

Próximo episódio